O que causa visão dupla?
Como existem dois tipos de diplopia, as causas para essa condição também se diferem. No caso da visão dupla monocular, ela pode ser causada por alguma distorção da luz que passa do olho para a retina.
Aliás, nesse caso, pode ocorrer ainda mais de duas imagens. Quando isso acontece, o nome que se dá é poliopia, mas essa condição é mais rara.
Tanto na diplopia quanto na poliopia, apenas uma das imagens permanece com qualidade, enquanto a outra (ou as outras) acaba sendo prejudicada.
Existem algumas causas comuns para a diplopia monocular, que são:
????Catarata;
????Ceratocone;
????Formato da córnea com algum problema ou córnea com cicatriz;
????Astigmatismo;
????Cristalino fora do lugar correto;
Como as causas da diplopia podem ser algumas doenças mais sérias, é necessário estar atento para os motivos desse problema. Ou seja, a visão dupla pode ser um sinal de alerta para outros estados, principalmente no caso da diplopia binocular.
Essa preocupação deve ser ainda maior quando a visão dupla vier junto com fraquezas, paralisias, dormências, vertigem e qualquer outra disfunção do sistema nervoso. Além disso, quando houver dor ocular, também é necessário procurar ajuda médica.
Como as causas podem ser muitas, o tratamento também será diferenciado dependendo dos motivos pelos quais a diplopia é causada. Sendo assim, tratando a doença base, é possível tratar a visão dupla, que normalmente é apenas sintomática.
Você já teve alguma vez visão dupla? Ainda tem alguma dúvida em relação a esse problema? A Clínica Oftalmo Estância pode auxiliar você.
Entre em contato conosco!