A degeneração é a causa mais comum da perda de visão relacionada à idade e é mais frequente em pessoas brancas.
Entre os fatores causadores e de risco da degeneração macular estão: idade, histórico familiar, tabagismo, doenças cardiovasculares, hipertensão, algumas anormalidades genéticas e exposição ao sol.
Existem dois tipos de degeneração macular: seca e úmida.
Degeneração Macular Seca: faz os tecidos da mácula ficarem mais finos conforme as células desaparecem, além de ser a mais comum (85% dos casos).
Degeneração Macular Úmida: se desenvolve quando vasos sanguíneos anormais se desenvolvem na frente da coroide, além de ser a principal responsável pela perda da visão central.
Os sintomas da degeneração macular variam de acordo com o tipo da doença. Os sintomas da DMRI seca podem nem aparecer, mas entre os mais comuns incluem-se: perda da visão central lenta e sem dor ao longo dos anos; objetos podem parecer esmaecidos ou pouco detalhados; dificuldade de leitura e pontos cegos (escotomas).
Nos sintomas da DMRI úmida incluem-se: perda da visão mais rápida que na DMRI seca; zona de embaçamento, ondulação ou visão central distorcida; afeta um olho de cada vez.