Também conhecido como Síndrome do Olho Seco ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, o Olho Seco é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. Ou seja, o olho produz lágrimas, porém, por algum motivo, a quantidade ou a qualidade da lágrima produzida não é adequada para manter os olhos com a umidade ideal. Antes da pandemia, o problema estava presente em torno de 10% a 20% da população. Agora com o aumento do uso das telas e eletrônicos, observamos que a incidência de queixas relacionadas ao ressecamento ocular aumentou significativamente no consultório.
Quais as causas do Olho Seco?
As causas da síndrome do olho seco destacam-se pela função reduzida das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima como consequência do envelhecimento, doenças sistêmicas e autoimunes ou até pelo uso de certos medicamentos. Também podem ocorrer devido à evaporação excessiva provocada por fatores ambientais (ar condicionado, vento, clima quente e seco, fumaça, etc.) ou até devido a anormalidades nas pálpebras.
Sintomas:
Os sintomas mais comuns são:
Ardência;
Embaçamento visual;
Queimação;
Sensação de secura;
Sensação de areia no olho;
Vermelhidão;
Tratamentos:
O tratamento varia conforme o estágio da doença. O seu médico pode indicar o uso de colírios lubrificantes e, em quadros mais severos, pode ser necessária a utilização de outras medicações em forma de colírios, via oral ou mesmo procedimentos cirúrgicos.
Além disso, novas opções de tratamentos surgiram para trazer mais conforto e alívio aos sintomas da síndrome. Entre as tecnologias, uma delas é a Luz Intensa Pulsada. O tratamento é realizado por oftalmologistas especialistas nesta área, que usam equipamentos modernos, com alto nível de precisão para alcançar resultados de melhora com algumas sessões de laser.
O que fazer?
Além disso, Lembre-se de piscar mais! A cada duas horas de trabalho na tela, pare 20 minutos e olhe para distante, descansando seus olhos. Se a visão embaçar, faça um exercício de piscar 20 vezes apertando bem as pálpebras. Use colírio lubrificante, o recomendado pelo seu médico. Não use colírio sem indicação médica. Caso você tenha sentido algum desconforto na visão, é importante avaliar com o oftalmologista!
Dra Daniela Roehe
Oftalmo Estância Clínica de Olhos