x

Oftalmo Estância - Clínica de olhos


Manchas nos olhos

Manchas nos olhos

Você já deve ter visto em seus próprios olhos ou de algum conhecido umas manchinhas escuras na parte esbranquiçada do globo ocular. Já parou para pensar o que são essas manchinhas?

Geralmente são o que chamamos de nevus, que são pigmentações benignas, popularmente conhecidas como pintas. Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana externa que cobre a parte branca dos olhos, ou na esclera, que é a camada abaixo da conjuntiva. As pintas estão presentes desde o nascimento, mas muitas vezes só aparecem depois de alguns anos, quando ficam maiores e mais escuras.

O exame com um médico oftalmologista na maioria das vezes permite diferenciar os nevus benignos de tumores malignos (câncer),que também podem afetar a conjuntiva. Esta diferença é fundamental já que nevus não requerem tratamento, mas os tumores pigmentados (câncer) se não tratados ameaçam a vida dos pacientes.

x

Os nevus de conjuntiva podem acometer pessoas de qualquer idade e, apesar de na maior parte das vezes não trazer comprometimento estético, em algumas pessoas podem trazer prejuízo psicológico e, nestes casos, há de se considerar a remoção cirúrgica.

Raramente os nevus podem malignizar e ser tornar melanomas. Mas, caso as manchas aumentem de tamanho e alterem a coloração devem ser avaliadas com muito cuidado. Em adultos estas pintas não devem crescer! Quando isso ocorre, uma biópsia é indicada.

x

Não existem colírios ou medicamentos que amenizem as manchas. No caso de a pinta ser grande e causar comprometimento estético ou problemas psicológicos para a criança, ela deve ser removida cirurgicamente. Depois da cirurgia a pinta é enviada para o médico patologista que confirma o diagnóstico. Após a remoção, o nevus não costuma voltar.


Saiba mais sobre a Dra. Daniela Roehe

  • Natural de Porto Alegre / RS
  • Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS (1999)
  • Residência médica em Oftalmologia no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
  • Especialização em Cirurgia de Catarata e Segmento Anterior no Hospital de Olhos do Paraná
  • Especialização em Glaucoma no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Especialização em Córnea no Hospital de Olhos de Pernambuco
  • Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
  • Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea
  • Sócio da Sociedade Brasileira de Glaucoma
  • Clique aqui e Veja meu Currículo Lattes!
Dra. Daniela Roehe