Pressão alta e glaucoma: há relação? A resposta para isso ainda não é tão clara, mas alguns estudos apontam nessa direção. Um deles, conduzido pela Universidade de Michigan, descobriu que os pacientes com hipertensão apresentam 17% mais chances de desenvolver ou agravar o glaucoma.
Um outro estudo mais recente, publicado na revista Ophthalmology & Visual Science, reiterou a noção de que existe uma forte relação entre a pressão alta e o glaucoma. Essa nova pesquisa, inclusive, combate uma antiga teoria de que a hipertensão arterial ajudaria a prevenir o aumento da pressão intraocular.
A partir de experimentos em camundongos, o estudo observou exatamente o contrário: apesar de uma redução momentânea, com o tempo a hipertensão piorou a saúde ocular ainda mais, ao danificar vasos sanguíneos da região.
Ainda existe muito a ser descoberto para que se estabeleça relação definitiva entre a pressão alta e o glaucoma. Porém, associações médicas dedicadas ao tratamento do glaucoma já incluem tanto pacientes hipertensos quanto pacientes diabéticos na lista de maior risco para o desenvolvimento da doença.
Se você apresenta um desses problemas, não deixe de visitar o oftalmologista regularmente!