Descolamento de Retina. Quais as causas?

Hoje vamos falar sobre o descolamento de retina regmatogênico, que é o mais comum, os principais fatores de risco são:

??? Rasgos na retina ??? quando ocorre uma rotura na retina.

??? Miopia ??? quanto maior o grau da miopia, maior a chance de descolamento de retina, principalmente quando falamos de graus acima de 6 dioptrias.

??? Degenerações de fundo de olho ??? são mais frequentes em pacientes míopes e predispõem a afinamento e roturas da retina. A mais comum delas é a degeneração lattice.

??? Traumatismo ocular: seja trauma direto no olho por um soco ou uma bolada, mas também traumatismo craniano de alto impacto, como em acidentes de carro.

??? Cirurgias oculares: quando uma pessoa já fez uma cirurgia, há mudança de anatomia ocular e pode aumentar a chance de descolamento de retina. Entretanto, é muito importante salientar que o risco de descolamento é minimizado quando uma avaliação pré-operatória minuciosa é realizada.

??? Inflamações ou infecções oculares.

??? Descolamento de retina no outro olho ou em alguém da família.

Mas e aí? Agora que você já sabe quais são os fatores de risco, o que fazer com essa informação? O que fazer se você tem algum dos fatores listados acima? Como você pode reduzir a chance de ter um descolamento de retina?

Mesmo se você apresentar alguma das doenças listadas acima, não é certeza de que o descolamento de retina vai acontecer. Mas é um sinal de atenção. Procure sempre um oftalmologista se sentir algum sintoma.