x

Oftalmo Estância - Clínica de olhos


Coronavírus no olho

Coronavírus no olho

As principais formas de transmissão da covid-19 incluem o contato próximo entre duas pessoas ou com objetos e superfícies contaminados. Essas situações podem acontecer por meio de: gotículas e secreções respiratórias dispersas no ar por tosse, espirro ou fala; contato de secreções depositadas em objetos e superfícies com áreas de mucosa, como os olhos, o nariz e a boca. Hoje em dia, já estamos acostumados com a ideia de que o novo coronavírus possa ser transmitido pela boca e pelo nariz. Afinal, ficamos com sintomas de gripe (tosse, nariz escorrendo e dor de garganta) quando estamos infectados. Mas e quanto aos olhos?

Um estudo feito por pesquisadores da universidade Johns Hopkins descobriu que a mucosa dos nossos olhos pode servir tanto como porta de entrada quanto como reservatório do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Isso significa que o vírus pode entrar e ficar armazenado nos olhos por um tempo. Os cientistas estudaram uma porta de entrada nas células para o coronavírus chamado de ACE2, e também uma molécula que facilita a entrada do vírus nas nossas células, a TMPRSS2. Ambos foram encontrados nas amostras de mucosa ocular obtidas de cadáveres e de procedimentos cirúrgicos. Isso acende o alerta para uma nova possível forma de transmissão do vírus.

x

Outros estudos já apontaram uma possibilidade permanência do vírus nos olhos, tendo em vista que uma das prováveis manifestações da covid-19, ??? mesmo não sendo comum ???, é a conjuntivite. Não se sabe ainda se são todos os pacientes que podem transmitir o coronavírus pelo olho ou se são somente aqueles que apresentam a conjuntivite. Também, não se sabe qual o impacto que esse meio de transmissão pode estar tendo na difusão da doença pelo mundo. A melhor maneira de nos protegermos da transmissão do coronavírus pelo olho é justamente fazendo uso de equipamentos que evitem levarmos as mãos aos olhos, como óculos de proteção e protetores faciais (face shields), que já estão sendo utilizados por profissionais de saúde e do comércio. No entanto, essa proteção extra ainda não é necessária à população. Outra medida fundamental é a higienização regular das mãos com álcool 70% ou com água e sabão, evitando a transmissão do vírus para a região ocular caso tenhamos contato com alguma superfície contaminada. Além disso, é fundamental evitar tocar na região!

x

Diante de tudo isso, vimos que, apesar de o SARS-Cov-2 ter sido encontrado em mucosas dos nossos olhos e haver evidência de que ele consegue permanecer nesse local, as pesquisas ainda precisam ser aprofundadas para que possamos ter a certeza do grau da transmissão do coronavírus pelos olhos. Enquanto não temos uma resposta definitiva, o recomendado é que sempre estejamos atentos às medidas preventivas ??? o distanciamento físico, uso de equipamentos de proteção individual, a higienização regular das mãos e evitar tocar os olhos. Elas são fundamentais ao combate a esse modo de transmissão do coronavírus.

x

Caso tenha dúvidas sobre o tema desse texto ou qualquer outro relacionado à covid-19, você pode entrar em contato pelo telefone (51)99952-8699 ou nos enviar uma mensagem. Estaremos sempre prontos para te ajudar.


Saiba mais sobre a Dra. Daniela Roehe

  • Natural de Porto Alegre / RS
  • Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS (1999)
  • Residência médica em Oftalmologia no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
  • Especialização em Cirurgia de Catarata e Segmento Anterior no Hospital de Olhos do Paraná
  • Especialização em Glaucoma no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Especialização em Córnea no Hospital de Olhos de Pernambuco
  • Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
  • Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea
  • Sócio da Sociedade Brasileira de Glaucoma
  • Clique aqui e Veja meu Currículo Lattes!
Dra. Daniela Roehe