Visão baixa e embaçada, sensibilidade à luz e mudanças no grau podem ser sintomas de catarata e podem ser um grande desconforto. Além de prejudicar as atividades do dia-a-dia e qualidade de vida do paciente, essa doença ocular pode comprometer a visão de forma progressiva e levar ao estado de cegueira.
Apesar da falta de informação e o medo ainda serem alguns dos principais motivos pelos quais os pacientes deixam de realizar a cirurgia de catarata, trata-se de um tratamento eficaz e seguro para recuperação da visão quando realizado com especialistas.
Como ocorre a Cirurgia de Catarata?
O procedimento operatório da Catarata ocorre através da substituição das lentes naturais dos olhos (cristalino) por uma lente artificial intraocular (LIO) transparente, inserida atrás da íris, que proporcionará a mesma função. Trata-se de uma solução definitiva, sendo necessário apenas o acompanhamento médico no pós-operatório.
A Cirurgia de Catarata deve ser realizada por um oftalmologista especialista em catarata, que analisará o caso e indicará o tratamento ao paciente. Vale salientar, contudo, que essa doença pode acometer desde pessoas mais jovens até idosos, sendo uma das suas principais causas o envelhecimento, no caso da catarata senil.