O terçol (foto acima) é uma inflamação que ocorre quando uma das glândulas presentes na borda das pálpebras dos olhos entope com células mortas da própria pele e se contamina por bactérias. O nome médico do problema é hordéolo, uma patologia bem comum e que causa bastante incômodo quando surge.
Um calázio (foto acima) não é a mesma coisa que um terçol, embora os termos sejam frequentemente confundidos. O terçol, referido clinicamente como hordéolo, é uma protuberância na pálpebra que ocorre quando uma glândula é infectada, formando um pequeno abscesso na borda da pálpebra.
Um calázio é um acúmulo de material na pálpebra como resultado de uma glândula bloqueada cronicamente. Ou seja, o calázio é uma bolinha na pálpebra geralmente decorrente de um terçol (hordéolo) não tratado.
Alterações no funcionamento das glândulas das pálpebras
Qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação.
Blefarite (foto acima)
Essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua presença pode favorecer o surgimento do terçol.
Excesso de oleosidade nos olhos
Pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas. Por isso se você tem acne rosácea ou caspa está mais propenso a desenvolver um terçol.
O terçol pode se resolver espontaneamente dentro de até 2 meses. Normalmente consideramos um período de 2 meses para classificar um terçol como calázio. Depois desse período, a bolinha fica mais endurecida e a inflamação (vermelhidão e inchaço) tendem a desaparecer.
O calázio pode se resolver em até 4 meses do seu início, ou seja, o processo todo pode levar 6 meses para encerrar se não houver nenhum tipo de tratamento.
A maioria tem resolução espontânea dentro de alguns dias a semanas, mas às vezes pode levar meses para que desapareça completamente. Compressas quentes sobre a área afetada podem promover a drenagem da glândula bloqueada. Massagem palpebral para drenar o conteúdo purulento da glândula obstruída, seguida de higiene palpebral é bastante importante.
Pode ser necessário o uso de pomadas de antibiótico localmente; antibióticos orais podem ser usados ??????se o terçol estiver associado à infecção dos tecidos palpebrais circundantes (celulite).
Um regime diário consistente de limpeza palpebral usando shampoo neutro ou produtos específicos para higiene palpebral é útil principalmente quando a blefarite está presente.
Consulte um médico dermatologista para tratar doenças específicas do rosto e couro cabeludo. Alimentação balanceada e uma ingesta hídrica adequada também auxiliam na prevenção.
Essas informações foram úteis para você?